Laboratório de Computação com a finalidade de desenvolvimento de pesquisas na área de ciência de dados e análise de padrões.
O LabMAp visa desenvolver a Matemática no Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé em seus mais diversos níveis, sendo um espaço direcionado a ações que implementem ensino, pesquisa e extensão.
Objetivos:
Medições lineares:
Massa:
Pressão:
Grandezas Elétricas:
Densidade:
Volume:
OBJETIVOS:
O Laboratório Experimental de Tecnologias ecológicas (LETE) é um laboratório a céu aberto destinado a testes e experimentos de tecnologias desenvolvidas no curso de engenharia da UFRJ/Macaé. O LETE contempla diferentes tecnologias ecológicas relacionadas aos temas de água, saneamento, energia e alimentos. Adicionalmente, relaciona a pesquisa, o ensino e a extensão, através de suas atividades.
MISSÃO:
A missão do LETE é de desenvolver tecnologias com apelo ecológico e sustentável. Como exemplo, o primeiro projeto a se instalar na área, o WC&WC, tem como objetivo o tratamento ecológico dos esgotos através de jardins filtrantes. Neste laboratório, serão conduzidas pesquisas acadêmicas sobre saneamento ecológico, energia alternativa e uso racional da água. Também estão previstas a realização de atividades de extensão, através do projeto PlantAção, no qual será estabelecido um diálogo com a comunidade. No tema ensino, serão produzidas informações que servirão para dinamizar o aprendizado de engenharia no campus da UFRJ Macaé.
JUSTIFICATIVA:
A idéia de criar o Laboratório Experimental de Tecnologias Ecológicas surgiu durante a construção do banheiro ecológico (projeto WC&WC). A partir da participação de diversos alunos, tanto em atividades físicas, como em atividades intelectuais, algumas destas resultando em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) houveram desdobramentos de projetos instalados naquela área. A área de aproximadamente 400 m², onde se encontra o LETE, localiza-se próxima aos módulos da engenharia, onde funcionam os laboratórios. A cessão da área mencionada e criação do LETE foram aprovadas no Conselho Deliberativo do Campus Macaé/UFRJ nas reuniões de 07/2017 e 12/2019 e constam lavradas em ata. Esta área cedida tem sido aproveitada para a instalação de outras tecnologias ecológicas, como o CSP (Concentrated Solar Power) e a aerogerador Savonius para irrigação, ambos projetos desenvolvidos pelo curso da engenharia mecênica. Neste local ocorre a sinergia entre os projetos WC&WC, Irrigasol e Fazendas de Água, uma vez que estes se alinham na temática de tratamento de águas residuais, uso racional da água e produção de alimentos. O efluente tratado pelo projeto WC&WC será acumulado em uma cisterna e servirá como água de irrigação através de painéis fotovoltaicos (projeto Irrigasol) voltados para o crescimento de hortas e plantios em canteiros no entorno do terreno. Os canteiros serão compartilhados entre os cursos de engenharia, farmácia e nutrição. Ambas as tecnologias citadas estão alinhadas com o projeto Fazendas de Água e são patrocinadas por este.
OUTRAS INICIATIVAS:
Outras iniciativas estão sendo exploradas como tema de TCC’s do curso de engenharia, como exemplo o sistema de aquecedor solar e boiler para banho, a acumulação e reuso da água da chuva, o biogás gerado nas fossas sépticas etc.
O LIEP – Laboratório Integrado de Engenharia de Produção é um laboratório vinculado ao curso de Engenharia de Produção da UFRJ (Campus Macaé). O LIEP possui caráter multidisciplinar, atendendo a diversas disciplinas teóricas e práticas dos sete eixos temáticos: Métodos Quantitativos, Gestão da Qualidade, Engenharia Organizacional, Engenharia do Produto, Engenharia do Trabalho, Gestão Econômica, Gestão de Operações e Processos de Produção. O objetivo do laboratório é fomentar a atuação prática no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas da Engenharia, assim como, viabilizar as demais atividades de ensino, pesquisa e extensão que estejam alinhadas aos objetivos estratégicos do curso.
O Laboratório de Física Experimental III tem como finalidade contribuir para as atividades didáticas do curso de engenharia e do programa de pós-graduação em ensino de física (PPG-EF), em especial para a realização de aulas práticas, assim como para o desenvolvimento de atividades relacionadas à pesquisa e extensão do curso de engenharia e do programa de pós graduação em ensino de física.
Os equipamentos são utilizados para aulas de graduação e também simulações de pesquisas desenvolvidas por alunos de IC e TCC na área térmica e de fluidos; são utilizados também para realização de atividades de extensão.
O LAPECE (Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Ciências Exatas) foi criado em 2014 para dar suporte ao Polo UFRJ-Macaé do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), vinculado ao nosso Programa de Pós-graduação em Ensino de Fśiica (PPG-EF) do IPoli. É um espaço dedicado ao ensino de pós-graduação, a pesquisa e ao desenvolvimento de produtos educacionais de uma forma geral. Temos uma infraestrutura robusta para que os alunos do mestrado possam desenvolver suas pesquisas de dissertação no local. Temos também uma biblioteca setorial e a guarda das dissertações do PPG-EF no LAPECE. Vale mencionar que. por falta de espaço físico, o LAPECE está sediando também as atividaeds do Centro Interativo de Divulgação Científica (CIDC) e do LAboratório de Sistemas Aeroespaciais (LASA) associado a equipe de competição GESAM – Grupo de Sistemas Aeroespacias de Macaé.
O LABORATÓRIO DE SISTEMAS AEROESPACIAIS (LASA) foi criado em 2022 como um laboratório multiusuário e multidisciplinar do IPoli do CM UFRJ-Macaé, dedicado a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico na área aeroespacial, em particular envolvendo o desenvovimento de foguetes (em uma missão espacial completa), cube sats e drones. Nosso laboratório é o primeiro do interior do estado do Rio de Janeiro e objetiva a formação de recursos humanos no setor aeroespacial, o ensino da temática STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemárica, na sigla em inglês) em todos os níveis; e a atração de jovens talentos do ensino básico para a área areoespacual. Nossas atividades envolvem:
1 -Dar dar suporte técnico a equipes de competição de nível universitário, como o GESAM GESAM (Grupo de Sistemas Aeroespacias de Macaé) e outras do setor aeroespacial nas vizinhanças;
2- Dar suporte técnico para a criação e/ou consolidação de grupos de foguetemodelismo em escolas do ensino básico, como o CEB-RD de Casemiro de Abreu;
3 -Colaborar com a formação de recursos humanos para a indústria aeroespacial no estado do Rio de Janeiro;
4- Realizar pesquisa e desenvolvimento tecnológico, voltados para a indústria aeroespacial, em especial tecnologias de foguetes, cube sats e drones;
5- Realizar atividades de extensão universitária, em particular a divulgação científica na temática aeroespacial.
6 -Prestação de serviços que envolvam expertise em engenharia aeroespacial para o setor público e privado.
O Núcleo de Estudos em Gestão, Ergonomia e Projetos, tem como objetivo desenvolver pesquisas, extensão, atividades de ensino e consultoria. Trata-se de um laboratório vinculado ao Instituto Politécnico – Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé.
O NEGEP tem um alto engajamento com a Educação Executiva. Nos últimos anos foram realizadas três edições do curso de extensão universitária em “Gestão Estratégica de Negócios”, foram lançadas as primeiras edições dos cursos de “Economia Circular e Negócios Sustentáveis” e Inovação e Transição Energética”, que executivos, engenheiros, gestores, pesquisadores e outros atores sociais de Macaé e região.
Foram lançados dois livros com parcerias interinstitucionais (UFF/UFRJ): Sociedade e Organizações – Volume I e II.
Este núcleo de estudos realiza orientações de discentes dos cursos de Engenharia em projetos de pesquisa (monografias e iniciação científica) acerca dos seguintes temas: Engenharia de Gestão; Projetos de Sistemas de Trabalho, Fatores Humanos e Ergonomia; Desenvolvimento e Operação de Sistemas de Produtos e Serviços; Transição Sustentável e Projetos de Sistemas Circulares (Economia Circular e Sustainable Design); Inovação em Lugares/Organizações; e Projetos de Sistemas Participativos (Ergonomia Participativa, Co-creation, Co-design e Inovação Aberta).
A linha de pesquisa e de atuação deste Laboratório considera a natureza sistêmica, dinâmica e complexa da cidade e nos empenhamos em estudar as áreas urbanas a partir de uma visão holística, multi-escalar e multi-camadas (ou multi-sistemas). Parte-se do pressuposto que as cidades são sistemas auto organizados complexos com propriedades e padrões. A forma física da cidade pode ser considerada um subsistema que interage com outros subsistemas como as redes de infraestrutura técnica e social. O Laboratório possui uma característica multidisciplinar uma vez que ao estudar as cidades incorpora saberes de diferentes áreas para que um diagnóstico mais preciso possa ser construído. Visa realizar análises específicas em cidades médias, com foco para cidades do Estado do Rio de Janeiro, priorizando questões relacionadas ao microclima, às infraestruturas e serviços urbanos, às análises multicriteriais visando ao auxílio à tomada de decisões urbanas e à redução da pegada de carbono através de pesquisas e ações de replantio de áreas verdes com auxílio do geoprocessamento. Cabe ressaltar, que ele agrega saberes da área do planejamento urbano e planejamento energético que serão importantes no desenvolvimento do projeto, e saberes na área de geoprocessamento.
Áreas de Atuação:
– Diagnóstico e Análise Urbana e Ambiental (auxílio à tomada de decisão municipal);
– Análise Microclimática;
– Geoprocessamento de dados urbanos e rurais;
– Redução da pegada de Carbono.
O laboratório visa o desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas áreas de Mecânica dos Solos, Geotecnia e Fundações dando apoio ao curso de Graduação em Engenharia Civil do Instituto Politécnico da UFRJ/Macaé.
No laboratório são realizadas aulas práticas, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, estágio interno curricular, pesquisas e cursos de extensão.
Hoje em dia, além da área interna onde existem diversos equipamentos modernos o laboratório possui um espaço anexo, coberto e ventilado (sem paredes) destinado a fabricação de tijolos solo-cimento e armazenamento de materiais mais robustos, tais como: solos, cimento, cal, areia, tubos, madeiras, etc.
Desenvolver estudos, treinamentos, pesquisas e prestação de serviços nas áreas de materiais compósitos, juntas coladas, modelagem numérica e áreas afins.
O laboratório dispõe de equipamento de fabricação em madeira, aço, polímeros e compósitos. Os equipamentos são ferramentas manuais de corte, solda e dobra. Além de equipamentos como: Impressoras 3d, Torno mecânico e Fresadora ferramenteiras. Estes equipamentos possibilitam a todos os professores e pesquisadores da área experimental a fabricação de peças, equipamentos e suportes para seus experimentos. Além disso funciona com um laboratório Maker para a universidade contribuindo com atividades de ensino no suporte a fabricação de trabalhos de disciplinas e como suporte as equipes de competição e projetos de extensão na construção do carro da equipe baja, do barco da equipe solar e para os projetos de extensão do LITS na construção de máquinas para casa de farinha.
Além da área de fabricação o laboratório possui uma área de ensaios com uma máquina de ensaios universal e um durômetro estes ensaios dão suporte às atividades de ensino na área de materiais e fabricação e na pesquisa de tccs ou como por exemplo na realização da análise de falha de equipamentos para a indústria de óleo e gás.
Este laboratório visa a agremiação de pesquisadores vinculados ao Insituto Politécnico – IPoli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuantes em diversas linhas de pesquisa diretamente relacionadas ao estudo da sustentabilidade urbana, tais como, eficiência energética das edificações, gestão das águas urbanas, desenvolvimento de cidades inteligentes, planejamento e mobilidade urbana. O objetivo é a realização de discussões teóricas acerca do estado da arte do tema e a proposição de soluções técnicas embasadas por experimentos de campo e simulações computacionais, de forma a contribuir para a formulação de estratégias concretas que favoreçam o desenvolvimento sustentável das cidades. Sendo assim, sua principal finalidade é a geração de conhecimento técnico que fundamente a construção de políticas públicas eficazes, com alto potencial de impacto sobre o ambiente urbano.
O Startup Lab é um Laboratório vinculado ao Centro de Inovação CRIOS-UFRJ, nos termos da Portaria nº 6.762/2019 do MCTI, sendo responsável pelo planejamento, execução e coordenação do Framework de Gestão e Desenvolvimento de Novos negócios de base tecnológica (startups). Atualmente, possui parcerias e acordos estabelecidos com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, com a Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, com a Abstartups – Associação Brasileira de Startups, e com a Faperj. Como o SEBRAE Nacional e Anprotec, o laboratório atua em parceria e colaboração com o Programa Sebraetec Negócios Inovadores. Esse programa foi desenvolvido pelo SEBRAE, em parceria com a Anprotec, e busca conectar potenciais empreendedores e negócios inovadores a incubadoras e aceleradoras de todo o país, através das fichas técnicas do Sebraetec. O Programa possui cinco eixos de atuação:(1) Mobilização e qualificação de mecanismos; (2) Prospecção e atração de empreendedores; (3) Acompanhamento e apoio aos atendimentos; (4) Monitoramento e avalaição de resultados; e (5) Desenvolvimento e operação do programa.
Na parceria com o SEBRAE/RJ, o labatório é habilitado para prestação de serviços tecnológicos em três fichas técnicas realizadas através do Credenciamento do Sebraetec/RJ – Edital 01/2023 – 1a Chamada, à saber: Ficha 1 – Validação do negócio; Ficha 2 – Operação no mercado; e Ficha 3: Tração e escala. Na parceria com a Abstartups, o Laboratório atua em conjunto com a associação auxiliando no mapeamento do ecossistema de startups da região de Macaé e norte fluminense. Na parceria com a Faperj – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, sediamos startups do Programa Startup Rio e responsável pela coordenação e implementação do Programa Startup Macaé. Além disso, recebemos duas startups através do edital orientado para Doutores Empreendedores (BioCorp Soluções Ambientais e Sucellus Agritech). Atualmente, coordenamos o acordo de cooperação com Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município de Macaé (parceria com Petrobras, Vibra Energia, Ocyan, SLB, Aker Solutions, ANP, Finep, MCTI, Abstartups, dentre outros atores relevantes do ecossistema de inovação). Esse laboratório é o responsável pela execução e coordenação dos Programas orientados para startups, em parcerias externas à UFRJ também. Possui ações conjuntas para fomentar o ambiente de inovação no interior do Estado do Rio de Janeiro visando a criação de uma ambiência favorável para o desenvolvimento de startups orientadas para as demandas do mercado e sociedade.
O Tech Lab 4.0 é um Laboratório vinculado ao Centro de Inovação CRIOS-UFRJ, nos termos da Portaria nº 6.762/2019 do MCTI, tendo como objetivo central o estudo, a prospecção, o desenvolvimento e a divulgação de tecnologias da indústria 4.0, com foco especial em realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, drones, IoT, data analytics, robótica e manufatura aditiva. O Laboratório é dedicado à pesquisa relacionada à temática das tecnologias 4.0 e suas potenciais aplicações práticas na digitalização de cadeias e sistemas produtivos organizacionais. O Tech Lab 4.0 busca apoiar projetos em fases iniciais de desenvolvimento e prototipagem, assim como, suportar os testes iniciais para validação de produtos e/ou serviços com adoção de uma ou mais tecnologias 4.0 combinadas. Atua em parceria com grandes empresas, empresas de base tecnológica, centros de competências e tecnologia, outros laboratórios associados à universidades (que possuem equipamentos e itens para teste e co-desenvolvimento), e startups parceiras que possuem know-how e expertise para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. O Tech Lab 4.0 trabalha com o intuito de compreender os desafios impostos pela indústria 4.0 e seus desafios tecnológicos, e busca explorar como essas tecnologias disruptivas podem ser aplicadas de maneira eficiente e eficaz nos processos produtivos das organizações. Além disso, busca-se identificar oportunidades de transformação digital e otimização de sistemas existentes, aprimorando a produtividade, a eficiência e a competitividade das empresas. Por meio de pesquisas e experimentos, o laboratório visa contribuir para o avanço do conhecimento em relação à indústria 4.0, assim como disseminar as descobertas e aprendizados alcançados. Isso inclui a divulgação das melhores práticas, casos de sucesso e orientações para a implementação das tecnologias 4.0 em diferentes contextos organizacionais. Esse laboratório é o responsável pela execução e coordenação dos Programas orientados para startups, em parcerias externas à UFRJ também. Possui ações conjuntas para fomentar o ambiente de inovação no interior do Estado do Rio de Janeiro visando a criação de uma ambiência favorável para o desenvolvimento de startups orientadas para as demandas do mercado e sociedade.
O LABRIC é um espaço direcionado a atividades de pesquisa e extensão em computação, robótica e inteligência artificial. As pesquisas realizadas neste laboratório contemplam: aplicações de aprendizado demáquina e inteligência computacional em problemas de engenharia, robótica educacional, escola Itinerante de games e robótica. Além de pesquisa em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) criando soluções computacionais de forma integrada a essas áreas e aplicação de metodologias ativas com apoio da programação para
alunos do ensino médio. Os projetos de extensão visam a divulgação da computação e
robótica para crianças e jovens de Macaé e região por meio de eventos, minicursos e oficinas, ensino de games e robótica.