Instituto Politécnico

A UFRJ adota o conceito de extensão universitária, definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010):

“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

As diretrizes que devem orientar a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária, pactuados no FORPROEX (NOGUEIRA, 2000), são as seguintes:

  1. Interação dialógica

  2. Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

  3. Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão

  4. Impacto na formação do estudante

  5. Impacto na transformação social

As Ações de Extensão da UFRJ podem ser desenvolvidas como Cursos, Eventos ou Projetos, coordenadas por docentes e/ou técnicos. Essas Ações devem ser registradas pelo(a) seu coordenador(a) junto à Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), para que sejam creditadas e certificadas.

A Extensão corresponde a 10% da carga horária obrigatória dos cursos de Graduação na UFRJ. Se você é estudante de engenharia do IPoli e deseja saber como participar de uma atividade extensionista, acesse o nosso Guia de Extensão. Outras informações sobre extensão na UFRJ podem ser obtidas no site da PR-5: https://extensao.ufrj.br

Contato da diretoria de extensão do IPoli: extensao@ipoli.macae.ufrj.br