Inovar e aprender com foguetemodelos

A quarta revolução industrial, está em curso em todo planeta, trazendo avanços na educação, robótica e indústria em geral. Todavia o Brasil se insere pouco neste processo, possuindo enorme déficit de recursos humanos em Engenharias, Ciências, Matemáticas e Tecnologias (STEM na sigla em inglês). É importante sermos capazes de atrair os jovens para estas áreas. Este projeto tem por objetivo promover um debate entre a Universidade, alunos e professores da Educação Básica sobre a tecnologia aeroespacial, através do foguetemodelismo. Nossos mediadores são alunos da graduação e membros da equipe de foguetemodelismo da UFRJ-Macaé, o GESAM (Grupo de Engenharia Aeroespacial de Macaé), que participa de competições universitárias. Acreditamos que levar competições de foguetemodelismo, nos moldes da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), bem como uma tutoria adequada para os alunos e seus professores orientadores, dentro das escolas do ensino básico, seja um caminho para estimular carreiras STEM. Por fim, este projeto é desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Robótica e Inovação – Programa #inovareaprender, da Secretaria Adjunta de Educação Básica, também conhecido como espaço “maker” da Prefeitura de Macaé, que tem experiência na organização de eventos e competições na área de robótica educacional, bem como o Centro Educacional Batista, de Casimiro de Abreu, sede da equipe CEB Rocket Design, parceira do GESAM.

• Bernardo Mattos Tavares

• Tiago Lima da Silva
  • Patrick Martins (externo)
  • Luemy Aavila (externa)