Casa do Estudante EDUCA

O projeto Casa do Estudante EDUCA iniciou no Programa Casa do Estudante da Prefeitura de Macaé (PMM), que incialmente beneficiou 73 universitários das Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas do município. A Casa oferece gratuitamente moradia, energia elétrica, água e segurança e abriga estudantes oriundos de outras cidades que estavam prestes a abandonar os estudos, devido vulnerabilidade sócia econômica. Para fortalecer a participação social destes universitários surgiu o projeto, cujo piloto foi idealizado com a ajuda deles, como monitores de alunos da rede de ensino de Macaé (8º ano do Fundamental e Ensino Médio), evoluindo depois para também produção de Material Didático divulgado nas mídias sociais. Os saberes são compartilhados com a sociedade em uma ação de cidadania e, eles, adquirem experiência em atividades de ensino-aprendizagem e colaboram para que alunos do município conheçam mais e desejem fazer parte da universidade. A elaboração e análise de instrumentos de avaliação para que os alunos atendidos e seus professores avaliem os conteúdos, benefícios, infraestrutura, entre outros, viabilizará a elaboração de relatórios de atividades e pesquisas. Diante dos benefícios do projeto, nós, educadores, devemos apoiá-lo e ampliar suas ações na forma deste projeto de Extensão.

• Máira R. Rodrigues Magini

• Marcio Magini