A Física Básica e suas Conexões com a Engenharia através do CENTRO INTERATIVO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

O interior do estado do Rio de Janeiro, tem poucos espaços destinados ao letramento científico da população. Visando transformar a realidade cultural da região e fortalecer a relação entre a Universidade e a Comunidade, iniciou-se em 2011 o projeto de extensão: Centro Interativo de Divulgação Científica – CIDC, da UFRJ – Macaé. O CIDC foi criado para levar o conhecimento científico e tecnológico de forma estimulante para o público de todas as idades, especialmente alunos do ensino médio e fundamental 2. Atuamos em diversos eventos na cidade de Macaé, como nas Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia (SNCT). Fazemos exposições demonstrativas sobre conceitos físicos e abordamos temas relevantes, como a geração de energia de forma sustentável. Nas redes sociais, divulgamos a ciência e instigamos a população a ter curiosidade e fazer uma busca por fontes confiáveis de informação. Nosso projeto já recebeu fomentos da FAPERJ e CNPq e menções honrosas nas SIACs de 2017 e 2018.

• Bernardo Matos Tavares

• Bernardo Matos Tavares